terça-feira, 21 de julho de 2009

Cozinha, lugar gostoso e arrumado

Texto retirado da revista Casa e Jardim
Espaço mais produtivo e um dos mais frequentados da casa, a cozinha precisa ser organizada de forma a ser fácil de usar, com utensílios sempre prontos e limpos. Mesmo que a área seja pequena – e sempre parece ser um pouco menor que o necessário –, é possível aproveitar o espaço de maneira mais eficiente, a começar pelo posicionamento dos itens.
“Talheres, facas e tábuas de carne usadas para o manuseio de alimentos ficam próximos à pia.
Os copos, enfileirados por ordem de altura, devem se situar próximos à geladeira”, afirma Heloisa Lúcia Sundfeld, organizadora de assuntos pessoais e de casa.
Panelas e formas ficam perto do fogão e do forno.
Higiene, aqui, é fundamental.
Às vezes, é preciso se livrar de velhos hábitos, como o uso de colheres e tábuas de madeira. Já se sabe que é muito mais fácil manter limpos utensílios feitos de plástico e silicone. Mas nada dura para sempre: quando estiver riscada, a tábua de plástico precisa ser trocada.
Livre de micro-organismos e bem ordenada, sua cozinha será um terreno fértil para criações apetitosas – e para a alegria de reunir os queridos nela, hábito cada vez mais comum. Pendure os utensílios de uso frequente num varão. Assim, não precisa ficar abrindo gavetas atrás da colher para mexer o arroz enquanto ele está quase queimando. Pendure também os temperos, para não se esquecer de dar aquela pitadinha de pimenta que dá graça à comida. Mas lembre-se de lavar tudo regularmente, sempre que limpar o fogão, para não deixar engordurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário