terça-feira, 21 de julho de 2009

Cozinha com canal organizador

extraido da revista Casa e Jardim

Se a bancada da cozinha é pequena, que tal acomodar louças e utensílios atrás da pia?

Trata-se do canal equipado, uma área de 20 cm de largura que deixa ao alcance tudo que, em geral, fica espalhado pela cozinha: facas, escorredor de louça, porta-temperos... A peça só é vendida em conjunto com a cozinha planejada. O projeto é da Valcucine.
a Fábrica de Móveis.net pode fazer uma releitura do original em sua cozinha

Decore a estante com Estilo


extraido da revista Casa e Jardim
O que fazer para decorar uma estante se não há livros suficientes para preencher as prateleiras? Vale deixar alguma coleção à mostra, colocar DVDs, porta-retratos...?

A designer de interiores Naomi Abe acredita que os livros sejam quase fundamentais para que a estante fique linda, mas, ainda segundo ela, é possível ambientá-la com pouca coisa, colocando vasos de uma mesma cor, só objetos de uma coleção ou só porta-retratos - desde que tenham a mesma linguagem. 'O que não dá é prenchê-la com tudo o que temos sobrando em casa', desabafa.

Estante harmoniosa:

A distribuição das peças nas prateleiras de uma estante deve ser equilibrada, ou seja, o volume deve ser parecido em cada uma delas. Não há regra sobre qual espaço sobrar entre a pilha de livros e a prateleira de cima.

Tudo vai depender da medida dos livros, se eles podem ocupar ou não todo o vão. Por isso, é importante a atenção à proporção entre as peças. Se você tem duas estantes, lado a lado, pode-se ter simetria sem que a disposição dos elementos seja igual nas duas – mas, de novo, olho nas proporções!

Livros de uma mesma coleção devem ser mantidos juntos. Já os enfeites junto às coleções podem ser coloridos, como o vaso Marilyn Monroe, da Benedixt. Quando se misturam livros avulsos de várias cores, procure usar tons lisos ou neutros nos objetos, a exemplo do vaso cinza de vidro, da Stile d.o.c., e dos apoios para livros da Benedixt. Coleção Pottery Barn encontrada na Livraria Haikai.
Biblioteca particular (1) Existem duas formas funcionais de organizar os livros na estante. A primeira é separar por categoria, subdividir por temas e depois organizar por autor ou título. A outra, mais simples, é organizar por tema, como os livros de designers ou de culinária (na segunda prateleira). Seja qual for o jeito, os livros devem ser colocados num canto para facilitar a visualização. Álbuns de fotos (no alto, à esq.) da Org.Store e livros da Benedixt.
Preencha as lacunas (2) Peças decorativas têm espaço garantido na estante. As utilitárias, como taças, ficam mais bem organizadas em bandejas (também na estante) ou dispostas no bar. Um truque para disfarçar as lacunas do móvel é escolher um livro com uma bela capa e colocá-lo na vertical, à mostra, no fundo da prateleira. O mesmo pode ser feito com uma pequena tela, gravura ou quadro, como o do Pensador (no alto, à dir.). Importante lembrar: ter espaço em branco é bom para dar leveza. Quadros da Benedixt.
Triagem de revistas (3) O ideal é não acumular edições antigas de revistas em casa por anos a fio, a não ser que elas estejam relacionadas à atividade profissional do morador ou sejam consultadas constantemente. Mas se depois da seleção sobrarem alguns exemplares, eles podem ser acomodados na estante de forma horizontal ou vertical. Nesses casos, elementos de decoração junto às revistas dão graça. Outra solução é usar nichos de madeira para delimitar o espaço dessas publicações na estante. Vasos de vidro azuis da Coisas da Doris.
Suvenires e coleções integrados à decoração (4) A disposição das lembranças de viagem ou das coleções tem de ser direcionada pelo bom senso. Deve-se agrupá-las de acordo com a procedência, o estilo ou as cores. Caso contrário, o melhor é misturar esses objetos com os livros. Na estante mais alta, pombas da artista Rachel Hoshino.

Cozinha, lugar gostoso e arrumado

Texto retirado da revista Casa e Jardim
Espaço mais produtivo e um dos mais frequentados da casa, a cozinha precisa ser organizada de forma a ser fácil de usar, com utensílios sempre prontos e limpos. Mesmo que a área seja pequena – e sempre parece ser um pouco menor que o necessário –, é possível aproveitar o espaço de maneira mais eficiente, a começar pelo posicionamento dos itens.
“Talheres, facas e tábuas de carne usadas para o manuseio de alimentos ficam próximos à pia.
Os copos, enfileirados por ordem de altura, devem se situar próximos à geladeira”, afirma Heloisa Lúcia Sundfeld, organizadora de assuntos pessoais e de casa.
Panelas e formas ficam perto do fogão e do forno.
Higiene, aqui, é fundamental.
Às vezes, é preciso se livrar de velhos hábitos, como o uso de colheres e tábuas de madeira. Já se sabe que é muito mais fácil manter limpos utensílios feitos de plástico e silicone. Mas nada dura para sempre: quando estiver riscada, a tábua de plástico precisa ser trocada.
Livre de micro-organismos e bem ordenada, sua cozinha será um terreno fértil para criações apetitosas – e para a alegria de reunir os queridos nela, hábito cada vez mais comum. Pendure os utensílios de uso frequente num varão. Assim, não precisa ficar abrindo gavetas atrás da colher para mexer o arroz enquanto ele está quase queimando. Pendure também os temperos, para não se esquecer de dar aquela pitadinha de pimenta que dá graça à comida. Mas lembre-se de lavar tudo regularmente, sempre que limpar o fogão, para não deixar engordurar.